terça-feira, 18 de agosto de 2015

PROGRAMAÇÃO COMPLETA SEMINÁRIOS (3ª ED.)


III Edição Seminários em Música Contemporânea MAB 2014-5

Atividades


Minicursos de Composição com Paulo Chagas (Brasil/EUA) e Mauricio Meza (México)


Workshops para instrumentistas com ICE (EUA) e ABSTRAI (RJ)


Workshops com Cristiano Figueiró e Paulo Dantas


Palestras de Paulo Chagas, Mauricio Meza, Thiago Cury, Marcílio Onofre e compositores selecionados

Mesas em Homenagem a Fernando Cerqueira e sobre Gestão e Empreendedorismo




Programação didática

Atividades de Abertura

Encontro de Compositores
Auditório da Escola de Música da UFBA
22 de agosto, 15h
Sessão de abertura oficial do seminário com encontro aberto a tod@s compositor@s atuantes de Salvador e região para a continuidade dos diálogos realizados nos seminários anteriores. Cenário, perspectivas, iniciativas e possibilidades vislumbrando o futuro da área e da profissão.

Abertura Festiva
22 de agosto, 18h
Oliveira’s (Santo Antônio)
A abertura do MAB oferece aos participantes um momento de confraternização com um concerto do International Contemporary Ensemble em um ambiente inusitado e descontraído.

Minicursos

Minicurso de Composição com Paulo Chagas
22 de agosto (11-13h) e 25 de agosto (16-18h)
GenosLab – Escola de Música da UFBA
O compositor Paulo Chagas (Brasil/EUA) abordará técnicas de composição de música contemporânea e fará consultas criativas individuais com os compositores e estudantes de composição durante os seminários.

Minicurso de Composição com Mauricio Meza
25 de agosto (14-16h) e 26 de agosto (16-18h)
GenosLab – Escola de Música da UFBA
O compositor Mauricio Meza (México) abordará técnicas de composição de música contemporânea e fará consultas criativas individuais com os compositores e estudantes de composição durante os seminários.

Workshops

ICE: workshop para compositores
21 e 22 de agosto (9-11h)
Sala 102 – Escola de Música da UFBA
O renomado International Contemporary Ensemble oferecerá sessões de leitura das obras dos quatro compositores selecionados via edital, dois de Salvador e dois de outros Estados. Os compositores Gérman Gras (Argentina/Fortaleza), Caio Facó (Fortaleza), Caio Azevedo (Salvador) e Nathan Ouvives (Salvador) terão suas obras abordadas pelo ICE, em seus aspectos técnicos e criativos, possibilitando a troca de experiências em alto nível. As obras serão posteriormente gravadas em sessão aberta ao público no dia 22 de agosto.

ICE: workshops para instrumentistas
21 de agosto (11-13h)
Escola de Música da UFBA
Os músicos do International Contemporary Ensemble abordarão questões da interpretação contemporânea através de um contato direto com os músicos selecionados via edital. Farão parte dos workshops os seguintes instrumentos: flauta, piano, clarinete, saxofone, percussão, violino, fagote e trompete.

ABSTRAI Ensemble: workshops para instrumentistas
26 de agosto (9-12h)
Escola de Música da UFBA
Os músicos do ABSTRAI Ensemble abordarão questões da interpretação contemporânea através de um contato direto com os músicos selecionados via edital. Os músicos serão selecionados para workshops com os seguintes instrumentos: saxofone, flauta, percussão, clarinete, violão e canto.

Workshop com Paulo Dantas
26 de agosto (10-12h)
Auditório da Escola de Música da UFBA
O compositor Paulo Dantas, membro do ABSTRAI Ensemble, abordará sua atuação frente ao grupo, com foco nas questões voltadas para a performance eletrônica e a interação com os demais instrumentistas.

Workshop com Cristiano Figueiró
24 de agosto, 16-19h
Auditório do PAF III, Campus Ondina, UFBA
Nesse workshop serão abordados tópicos como Música eletrônica, eletroacústica, experimental, Música interativa e programação, Uso do computador como instrumento musical e Execução musical via Internet usando ferramentas comuns como Skype e Google hangout. O participantes poderão participar da performance Batucada na rede, experimentação e possibilidades através de um celular ou computador conectados à rede.

Palestras

Café Científico UFBA, com Paulo Chagas
Cinema da UFBA
24 de agosto, 10h

Processos Criativos, com Mauricio Meza
26 de agosto, 14h
Auditório – Escola de Música da UFBA
O compositor Mauricio Meza abordará seus processos criativos com destaque para a composição da obra estreada no concerto do dia 25 de agosto pelo ABSTRAI Ensemble.

Na escuta do repertório do ABSTRAI ensemble, com Pedro Bittencourt
25 de agosto, 10-12h
Auditório – Escola de Música da UFBA
O diretor artístico do ABSTRAI Ensemble, Pedro Bittencourt, oferecerá ao público presente uma viagem pelo repertório do ABSTRAI, comentando as obras e apontando questões que podem interessar o público em geral.

Palestras dos compositores selecionados
Auditório – Escola de Música da UFBA
23 de agosto, 10-12h
Os compositores selecionados para o seminário, Gérman Gras (Argentina/Fortaleza), Caio Facó (Fortaleza), Caio Azevedo (Salvador) e Nathan Ouvives (Salvador), realizarão palestras ao público sobre seus processos criativos e sobre os contextos de trabalho e ensino em que estão inseridos atualmente. Será uma oportunidade de intercâmbio e estabelecimento de redes entre os diversos saberes e contextos.

Mesas

Mesa: Homenagem a Fernando Cerqueira
Auditório – Escola de Música da UFBA
23 de agosto, 16-18h
Essa sessão presta uma homenagem ao compositor Fernando Cerqueira, tecendo uma rede de conceitos derivados das ideias expressas pelo compositor nos seus diversos textos, além de depoimentos e contação de histórias. A mediação será de Paulo Costa Lima.

Mesa: Gestão e Empreendedorismo
24 de agosto, 14-16h
PAF III, Campus Ondina, UFBA
Os novos formatos de coletivos e redes de artistas ligados à música contemporânea ao redor do mundo responde aos desafios da contemporaneidade e às demandas cada vez mais exigentes nos contextos culturais. Essa mesa visa apresentar três enfoques sobre processos de gestão e empreendedorismo bem-sucedidos ao mesmo tempo singulares e ímpares: ICE, Música Estranha e MAB/Camará Ensemble. A mediação será do compositor Thiago Cury.

Residência

Residência do Prêmio Latino-Americano de Composição Piero Bastianelli, com Marcílio Onofre e o Camará Ensemble
23 de agosto, 14-16h
Sala 102 – Escola de Música da UFBA
O compositor vencedor do Prêmio Latino-Americano de Composição Piero Bastianelli, Marcílio Onofre, e o Camará Ensemble realizarão uma atividade de troca de saberes e de experimentações de sonoridades a partir do processo composição da obra 4 Peças de Silêncio e Memória, em andamento. A obra será montada e estreada pelo Camará na IV Edição dos Seminários do MAB, em novembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário