segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A MODERNA MÚSICA CONTEMPORÂNEA ESTÁ NOS SEMINÁRIOS DO MÚSICA DE AGORA NA BAHIA - MAB

Em agosto, Salvador recebe outra leva de músicos de ponta do Brasil e do mundo para concertos, conferências e workshops, entre outras atividades

O Música de Agora na Bahia promove em agosto mais uma edição dos seus seminários. O MAB tem patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural.
Nos Seminários do MAB, a organização se esmera em trazer à cidade alguns dos grupos e músicos mais conceituados do mundo da música erudita contemporânea para a realização de concertos, palestras, workshops (para compositores e instrumentistas), conferências e projeções sonoras.
Desta vez, o MAB tem a honra de apresentar pela primeira vez em Salvador os grupos ICE (International Contemporary Ensemble), de Nova York, e o ABSTRAI, do Rio de Janeiro.
Coletivo de até 35 músicos que se dividem em módulos de acordo com a ocasião, o ICE é descrito pelo New York Times como "um dos mais talentosos e ousados grupos da nova música". Com um repertório que alcança 500 composições de novos autores, o ICE se apresenta desde em salas de concerto até em espaços de cultura alternativa, dialogando com as mais variadas vertentes da música contemporânea.
Em Salvador, o ICE fará dois concertos, com formatos descontraídos, nos dias 22 e 23, no Oliveira's (Santo Antônio) e no Piso C do Teatro castro Alves, além de oficinas para compositores e instrumentistas. Desnecessário dizer que a oportunidade para estudantes e músicos baianos de travar contato com profissionais deste nível é absolutamente imperdível.
Já o ABSTRAI, que conta em sua formação instrumentos surpreedentes (para os leigos) quando se pensa em música erudita como guitarra e teclados eletrônicos, fará dois concertos na cidade, além de oficinas e palestras. O ABSTRAI, que se dedica a obras de compositores vivos, é conhecido pela utilização ousada que faz da tecnologia e do canto em suas apresentações, além de instrumentos mais convencionais, como flauta, clarineta, sax, violão, piano, violino, violoncelo e percussão. Os concertos do ABSTRAI serão nos dias 25 e 26, na Reitoria da UFBA e no Espaço Xisto Bahia.
Os concertos do ABSTRAI terão direito a execução de quatro peças inéditas, constituindo estreias mundiais. Entre os compositores que terão suas peças executadas, estão nomes importantes da música erudita atual da Bahia e do Brasil, como Guilherme Bertissolo, Paulo Costa Lima, Paulo Rios Filho, Vinícius Amaro, Pauxy Gentil-Nunes (membro do ABSTRAI) e Hans Joachim Koellreutter (1915-2005), um dos fundadores da Escola de Música da UFBA.
Além disso, no dia 24, o artista multimídia Cristiano Figueiró coordenará um concerto em Rede, com pontos em outras partes do Brasil e no exterior, com músicos realizando performances conectadas através de uma rede de alta velocidade. A oportunidade para assistir e ouvir essa performance inusitada será  no Auditório do PAF III, no Campus Ondina da UFBA.
As inscrições para os Seminários do MAB estão abertas para músicos e estudantes de música no site http://www.musicadeagoranabahia.com/.
Serviço:
III Seminários em Música Contemporânea do MAB
22 a 26 de agosto
International Contemporary Ensemble (Nova Iorque)
22/08
18h
Oliveira's (Santo Antônio)

23/08
20h
Piso C, Teatro Castro Alves

Concerto em Rede
Coordenação de Cristiano Figueiró
24/08
20h
Auditório do PAF III (Campus Ondina, UFBA)

ABSTRAI (Rio de Janeiro)
25/08
20h
Reitoria da UFBA
26/08
20h
Espaço Xisto Bahia
O QUE É O MAB – MÚSICA DE AGORA NA BAHIA

O MAB, que teve sua primeira edição em 2012, retorna em 2014 com patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural. Com uma série de mais de cem ações artísticas, de formação de plateia e de formação de músicos, o MAB é uma iniciativa que envolve público e artistas em direção à conscientização e difusão da produção musical atual com o olhar focado na Bahia.

O MAB vem sendo realizado desde julho de 2014 e se estenderá até dezembro de 2015 e visa apresentar à sociedade a rica produção de música contemporânea na Bahia, qualificar compositores e intérpretes, além de mostrar à população um outro lado da arte, colaborando com seu enriquecimento cultural.

O projeto contará com concertos com artistas locais, nacionais e internacionais, palestras, recitais em escolas públicas, intervenções performáticas, seminários, workshops, concursos de composição locais e um latino-americano, além da concessão de bolsas para estudantes da rede pública e para compositores de outros estados do Brasil.

O MAB é realizado pela OCA – Associação Civil Oficina de Composição Agora, que desde 2004 desenvolve atividades artísticas e educacionais no âmbito da música popular e erudita no Brasil e internacionalmente.

Maiores informações:

Realização:
OCA – Oficina de Composição Agora

Contatos:

Guilherme Bertissolo
guilhermebertissolo@gmail.com
(71) 93562687

Alexandre Espinheira
alespinheira@gmail.com
(71) 81330201

Lia Günther Sfoggia
liasfoggia@yahoo.com.br
(71) 93562686
Ou fale diretamente com o assessor de imprensa respondendo este email ou pelo telefone: 9129-3546


Nenhum comentário:

Postar um comentário