quarta-feira, 11 de novembro de 2015

HIPERCUSSÃO e GIGITO movimentam MAB em Novembro

PERCUSSIONISTA DA OSBA E MÚSICO DO CAMARÁ TOCAM OBRAS DE COMPOSITORES BAIANOS EM CONCERTOS NO MÚSICA DE AGORA NA BAHIA - MAB
Dois músicos. Duas personalidades da música de Salvador. A relação entre seus múltiplos instrumentos e a eletrônica. As novas tecnologias e a interação homem-máquina.
Dois dos músicos mais ativos do cenário erudito baiano, o percussionista da Osba Humberto Monteiro e o bandolinista/bouzouki/banjoísta do Camará Vitor Rios apresentam concertos especiais de interação entre seus instrumentos e a eletrônica.

Humberto apresenta seu trabalho solo no concerto Multibatuque: interfaces percussivas e eletroacústicas, apresentando obras para percussão múltipla e obras com eletrônica. Já Vitor (ou Gigito, para os mais próximos), apresenta Gigito², um programa onde o músico interage consigo próprio através dos recursos tecnológicos de vídeo e interação em tempo real. Ambos ocorrem no Instituto Cultural Brasil Alemanha ICBA, Goethe Institut, nos dias 17 e 18 de novembro.
Os concertos, ou Projeções Sonoras, como são nomeadas essas apresentações, são parte da programação do Música de Agora na Bahia – MAB, que tem patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural.


Membro da Orquestra Sinfônica da Bahia desde 2002, Humberto Monteiro já conta com larga experiência como percussionista de concerto tanto com a Osba quanto com grupos de câmara importantes da Bahia, como o Camará e o Opus Lumen. Além disso, também atua na música popular, tocando no Grupo Janela Brasileira e no La Roquestra.
Neste concerto, Humberto mostra um pouco do seu trabalho baseado, no repertório do seu primeiro CD, o duplo Aclimático – Música Percussiva Contemporânea, fruto do Prêmio Braskem Cultura e Arte-2006, lançado no ano seguinte. Integram também o repertório estreias de obras de Alexandre Espinheira, Guilherme Bertissolo, Vinícius Amaro e Wellington Gomes.
Vítor Rios, estudante do curso de composição da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, é integrante do Camará Ensemble, grupo que se dedica à estreia e gravação de obras de compositores vivos de música de concerto contemporânea. Atua como bandolinista/bouzouki/banjoísta, realizando concertos em diversas cidades como Salvador, Fortaleza, São Paulo, dentre outras. Como solista, já fez estreias mundiais de peças como Paie y' (Paulo Rios Filho), Olos Milodnab (Alexandre Espinheira), Mandinga N° 2 (Vinicius Amaro) e Gigitanas Nº 0,5 (Vinicius Amaro). Também já se apresentou na Irlanda no Brasil Celtic Festival, em 2011 e participou do Feilin Neidin Kenmare Music Festival, em 2013. Realizou apresentações juntamente com a OCA – Oficina de Composição Agora (em seus primórdios) e de vez em quando compõe peças incompletas.

Nesse concerto, estreará obras duas obras (Guilherme Bertissolo e George Christian) que tem sido desenvolvidas em uma projeto de pesquisa que participa com 3 compositores na UFBA, além de apresentar obras do seu repertório, de Paulo Rios e Vinícius Amaro.
Serviço:
Humberto Monteiro: Multibatuque: interfaces percussivas e eletroacústicas
Vítor Rios: Gigito²
Dia 17 e 18 de novembro, às 20 horas.
Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA - Goethe Institut)

O QUE É O MAB – MÚSICA DE AGORA NA BAHIA

O MAB, que teve sua primeira edição em 2012, retorna em 2014 com patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural. Com uma série de mais de cem ações artísticas, de formação de plateia e de formação de músicos, o MAB é uma iniciativa que envolve público e artistas em direção à conscientização e difusão da produção musical atual com o olhar focado na Bahia.

O MAB vem sendo realizado desde julho de 2014 e se estenderá até dezembro de 2015 e visa apresentar à sociedade a rica produção de música contemporânea na Bahia, qualificar compositores e intérpretes, além de mostrar à população um outro lado da arte, colaborando com seu enriquecimento cultural.

O projeto contará com concertos com artistas locais, nacionais e internacionais, palestras, recitais em escolas públicas, intervenções performáticas, seminários, workshops, concursos de composição locais e um latino-americano, além da concessão de bolsas para estudantes da rede pública e para compositores de outros estados do Brasil.

O MAB é realizado pela OCA – Associação Civil Oficina de Composição Agora, que desde 2004 desenvolve atividades artísticas e educacionais no âmbito da música popular e erudita no Brasil e internacionalmente.

Maiores informações:

Realização:
OCA – Oficina de Composição Agora

Contatos:

Guilherme Bertissolo
guilhermebertissolo@gmail.com
(71) 93562687

Alexandre Espinheira
alespinheira@gmail.com
(71) 81330201

Lia Günther Sfoggia
liasfoggia@yahoo.com.br
(71) 93562686

Ou fale diretamente com o assessor de imprensa, respondendo este email ou pelo telefone: 9129-3546

Nenhum comentário:

Postar um comentário